segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Povo Hebreu

Os Hebreus

Os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antigüidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates.

Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.

O conhecimento acerca desse povo, vem principalmente das informações e lendas da Bíblia (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.

Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto), foi possível obter mais informações sobre os hebreus. Esses pergaminhos foram deixados por uma comunidade que viveu ali por volta do século I a.C.



Os patriarcas



Os hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiadas por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur , na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina (Canaã a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C.

A Palestina era uma pequena faixa de terra, que se estendia pelo vale do rio Jordão. Limitava-se ao norte, com a Fenícia, ao sul com as terras de Judá, a leste com o deserto da Arábia e, a oeste com o mar Mediterrâneo.

Governados por patriarcas, os hebreus viveram na palestina durante três séculos. Os principais patriarcas hebreus, foram Abraão (o primeiro patriarca), Isaac, Jacó (também chamado Israel, daí o nome israelita), Moisés e Josué.

Por volta de 1750 a.C. uma terrível seca atingiu a Palestina. Os hebreus foram obrigados a deixar a região e buscar melhores condições de sobrevivência no Egito. Permaneceram no Egito, cerca de 400 anos, até serem perseguidos e escravizados pelos faraós. Liderados então, pelo patriarca Moisés, os hebreus abandonaram o Egito em 1250 a.C., retornando à Palestina. Essa saída em massa dos hebreus do Egito é conhecida como Êxodo.


Moisés

De acordo com a Bíblia, foi durante o êxodo dos hebreus, que Moisés recebeu de Deus a tábua dos Dez Mandamentos (Decálogo), quando atravessava o deserto do Sinai. A partir daí, os hebreus passaram a adorar um só deus, Jeová (ou Iahweh), adotando o monoteísmo.

Moisés


Os juizes



De volta à Palestina, sob a liderança de Josué, os hebreus tiveram de lutar contra o povo cananeu e , posteriormente, contra os filisteus. Josué (sucessor de Moisés), distribuiu as terras conquistadas entre as doze tribos de Israel. Nesse período os hebreus, passaram a se dedicar à agricultura, a criação de animais e ao comércio, tornavam-se portanto sedentários.

No período de lutas pela conquista da Palestina, que durou quase dois séculos, os hebreus foram governados pelos juizes. Os juizes eram chefes políticos, militares e religiosos. Embora comandassem os hebreus de forma enérgica, não tinham uma estrutura administrativa permanente. Entre os mais famosos juizes destaca-se Sansão, que ficou conhecido por sua grande força, conforme relata a Bíblia. Outros juizes importantes foram Gedeão e Samuel.



Os reis



A seqüência de lutas e problemas sociais criou a necessidade de um comando militar único. Os hebreus adotaram então, a monarquia. O objetivo era centralizar o poder nas mãos de um rei e, assim, ter mais força para enfrentar os povos inimigos, como os filisteus.

O primeiro rei dos hebreus foi Saul (1010 a.C.). Depois veio o rei Davi (1006-966 a.C.), conhecido por ter vencido os filisteus (segundo a Bíblia, ele derrotou o gigante filisteu Golias). Com a conquista de toda a Palestina, a cidade de Jerusalém tornou-se a capital política e religiosa dos hebreus.

O sucessor de Davi foi seu filho Salomão, que terminou a organização da monarquia hebraica e seu reinado marcou o apogeu do reino hebraico. Durante o reinado de Salomão (966-926 a.C.), houve um grande desenvolvimento comercial, foram construídos palácios, fortificações, a construção do Templo de Jerusalém, criou um poderoso exército, organizou a administração e o sistema de impostos. Montou uma luxuosa corte, com muitos funcionários e grandes despesas.

Para poder sustentar uma corte tão luxuosa, Salomão obrigava o povo hebreu a pagar pesados impostos. O preço dessa exploração foi o surgimento de revoltas sociais.

Com a morte de Salomão, essas revoltas provocaram a divisão religiosa e política das tribos e o fim da monarquia unificada.

Formaram-se dois reinos: ao norte, dez tribos formaram o reino de Israel, com capital em Samaria e, ao sul, as duas tribos restantes formaram o reino de Judá, com capital em Jerusalém.

Em 722 a.C., os reinos de Israel foram conquistados pelos assírios, comandados por Sargão II. Grande parte dos hebreus foi escravizada e espalhada pelo Império Assírio.

Em 587 a.C., o reino de Judá foi conquistado pelos babilônios, comandados por Nabucodonosor. Os babilônios destruíram Jerusalém e aprisionaram os hebreus, levando-os para a Babilônia. Esse episódio ficou conhecido como o Cativeiro da Babilônia.

Os hebreus permaneceram presos até 538 a.C., quando o rei persa Ciro II conquistou a Babilônia, e puderam então à Palestina, que se tornara província do Império Persa e reconstruíram então o templo de Jerusalém.

A partir dessa época, os hebreus não mais conseguiram conquistar a autonomia política da Palestina, que se tornou sucessivamente província dos impérios persa, macedônio e romano.

Durante o domínio romano na Palestina, o nacionalismo dos hebreus fortaleceu-se, levando-os a se revoltar contra Roma. No ano 70 da nossa era, o imperador romano Tito, sufocou uma rebelião hebraica e destruiu o segundo templo de Jerusalém. Os hebreus, então, dispersaram-se por várias regiões do mundo. Esse episódio ficou conhecido como Diáspora (Dispersão).

No ano de 136, sofreram a Segunda Diáspora, no reinado de Adriano (imperador romano), os judeus foram definitivamente expulsos da Palestina.

Dispersos pelo mundo, o povo israelita, organizou-se em pequenas comunidades. Unidos, preservaram os elementos básicos de sua cultura, como a linguagem, a religião e alguns objetivos comuns, entre eles voltar um dia à Palestina. Assim, os hebreus se mantiveram como nação, embora não constituíssem um Estado.

Somente em 1948, os judeus puderam se reunir num Estado independente, com a determinação da ONU (Organização das Nações Unidas), que criou o Estado de Israel. Decisão que criou sérios problemas na região do Oriente Médio, pois com a saída dos judeus da Palestina, no século I, outros povos, principalmente de origem árabe ocuparam e fixaram-se na região. A oposição dos árabes à existência do Estado de Israel, tem resultado em continuados conflitos na região.



Economia e Sociedade



A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária.

A princípio, os hebreus eram pastores nômades (não tinham habitação fixa), que se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Os bens pertenciam a todos do clã.

Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades. Desenvolveram a agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários.

Nos primeiros tempos a propriedade da terra era coletiva, depois foi surgindo a propriedade privada da terra e dos demais bens. Surgiram as diferentes classes sociais e a exploração de uma classe pela outra. A conseqüência dessas mudanças foi que grandes proprietários e comerciantes exibiam luxo e riqueza, enquanto os camponeses pobres e os escravos viviam na miséria.



Cultura



A religião é uma das principais bases da cultura hebraica e representa a principal contribuição cultural dos hebreus ao mundo ocidental.

A religião hebraica possui dois traços característicos: o monoteísmo e a idéia messiânica. A maioria dos povos da antigüidade era politeísta (acreditavam na existência de vários deuses), enquanto os hebreus adotaram o monoteísmo, acreditavam em um único Deus, criador do universo.

A idéia messiânica foi divulgada pelos profetas. Acreditavam na vinda de um messias, um enviado de Deus para conduzir os homens à salvação eterna. Para os cristãos esse messias é Jesus Cristo, o que os judeus não aceitam. Assim, continuam aguardando a vinda do messias.

A doutrina fundamental da religião hebraica (o Judaísmo) encontra-se no Pentateuco, contido no Velho Testamento da Bíblia. O Pentateuco é composto pelo: Gênesis, Êxodo, Deuteronômio, Números e Levítico. Os hebreus chamam esse livro de Torá.

A religião hebraica prescreve uma conduta moral orientada pela justiça, a caridade e o amor ao próximo. Entre as principais festas judaicas, destacam-se: a Páscoa, que comemora a saída dos hebreus do Egito em busca da Terra Prometida; o Pentecostes, que recorda a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés; o Tabernáculo, que relembra a longa permanência dos hebreus no deserto, durante o Êxodo.

Na literatura, o melhor exemplo são os livros bíblicos do Velho Testamento, dentre os quais destacam-se os Salmos, o Cântico dos Cânticos, o Livro de Jó e os Provérbios.

A Bíblia é um conjunto de livros escritos por vários autores ao longo de vários séculos.

48 comentários:

IC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

a historia do povo hebreu é muito chato mais o que ue vou fazer eu tenho que estudar mesmo para pasaer de ano na falcultade eu odio historia me dar vontade de matar a pessoa que fez a historia (ele ou ela mesmo já morreu)eu odeio hitoria eu já disse isso um milhão de vezes eu vou continuar dissendo eu odeio hitoria eu odio historia eu odeio historia eu odio historia e sempre vou odiar

Anônimo disse...

eu tenho que fazer um trabalho de história e o conteudo desta pagian é exatamente o que a professora pediu...
bjus

Anônimo disse...

que chatise mas como e u so cbf da sala vo faze essa merda

Anônimo disse...

Parabéns! Muito bem sintetizada a história hebraica. Ficou muito bom.

Anônimo disse...

Adorei conhecer a historia do povo hebreu.Eu faço parte desse passado.Ajudou-me a entender a origem de tantas guerras.Acredito cada vez mais em Deus,meu criador.O povo burro que nao sabe escrever direito,esses comentaristas!!!

Anônimo disse...

qe bostinha logo eu qe sou o CDF da sala ,mais ou menos ne porqe ta comesando as aulas vo fala isso la, mais ajudou um pouco o resumo.

mesmo assin obrigado deus abençõe

sergio disse...

pra mim, a historia das civilizações tem tudo a ver com os dias atuais, pois para entender o presente tem que estudar o passado e quem sabe evitar erros cometidos cometidos pelos nossos antecessores. um abraço...sergio americo

Anônimo disse...

EU AMO FALAR SOBRE SEXOE
EM HISTORIA

Anônimo disse...

adorei elogio muito o gosto do autor e da historia os inteligentes entendei, pois deus disse:
- se me negas diante dos homens te negarei diante do pai.
E adorei muito bjos. meu nome é carol e sou 5 serie(6 ano)e tenho 10 anos

sou amazonia disse...

PARA AS PESSOAS Q ODEIAM HISTORIA ,VAI UM COMENTARIO ,VC N GOSTA DE HISTORIA TALVES NEM DA SUA VIDA PQ ELA E SUA HISTORIA,OUTRA NEM DE HISTORIA NEM DE PORTUGUES VC GOSTA PQ ESCREVE TD ERRADO,VAI LER PARA APRENDER ,PELO MENOS ESCREVER

sou amazonia disse...

VCS Q N GOSTAM DE HISTORIA ,TALVES N GOSTE DE SUAS PROPRIAS VIDAS ,POIS ELAS FAZEM PARTE DE SUAS HISTORIAS,E PRA QUEM ODEIA HISTORIA VAI APRENDER PORTUGUES PRIMEIRO ,POIS ESCREVERAM TD ERRADO,FRASES E VERBOSPONTOS E TD MAIS ,,,,,,,,,,,,OK MT BOM ESSE TEXTO DO POVO HEBREU ,ABRI MAIS MEUS CONHECIMENTOS ,COMO E PRAZEROSO A GENTE SABER MAIS OBGDA

Humberto disse...

Gostei muito do texto, embora quase todas as informações estão corretas. Sim "quase todas"!!! A torá (torah), não corresponde apenas do pentateuco mas de todos os livros do antigo testamento, de Gênesis a Malaquias. Existem outras inverdades no texto do qual não me recordo direito para comentár mas essa é uma das gritantes... E para todos aqueles que acham a história do povo hebreu chata, com certeza não sabem nem da onde vieram e pra onde vão. Não quero discutir religião mas a deles, influencia diretamente e nos ensina a amar e respeitar o Criador e aos nossos semelhantes!!!

Unknown disse...

na faculdade e nem sabe escrever quanto mais dar uma opinião , quanta burrice, tem que voltar ao jardim da infancia

Anônimo disse...

essa merda e muito chato eu nao le essa merda eu deio historia VAI TOMA NO CU

Anônimo disse...

mas nao me esplicou essa pergunta
esplique as mudanças dos hebreus para a terra prometida ?
me esplique se nao...eu tenho o site mais popular do google eu posso dizer que esse site é uma merda
entao voce vai poder me esplicar

Anônimo disse...

Eu estava procurando por isso mesmo para fazer um trabalho, que tem que ter tudu explicadinho, tipo, umas 10 folhas eu já fiz....

DJ disse...

Muito bom, estou precisando recuperar minha nota e estava com várias dúvidas sobre o povo hebreu, me ajudou muito fazer essa pesquisa nesse site,obrigado!

Maurício Jr. disse...

Deixei de ler a partir da parte que diz que a história do povo Hebreu é contada por "lendas bíblicas". Chamar as veracidades bíblicas e suas evidências de "lendas" me constrangiu a ver o resto. Decepcionante.

Anônimo disse...

Legal!Me ajudou muito saber um pouco mais sobre os povos hebreus. Espero tirar uma boa nota no trabalho. kkkkk...

Anônimo disse...

Interessante o autor se referir a "lendas" da Biblia, sendo que são fatos histõricos que na maioria das vezes podem ser comprovados por pesquisas arquiologicas. Provavelmente se ele for falar sobre biologia e correlatos vai falar das "verdades irrefutãveis da teoria de Darwin". (Estou morando no exterior por isso não consigo usar teclas de assento corretamente)Pode apagar meu comentãrio, mas você jã leu.

Anônimo disse...

ESTÁ TUDO ERRADO!!! VOCÊ CHAMA ISTO DE "HISTÓRIA"? ESTE ARTIGO É APENAS UMA SÍNTESE DO QUE CONTA A BÍBLIA QUE É UM LIVRO INCOERENTE E INCONSISTENTE!!! NÃO PRECISA NEM PESQUISAR MUITO: COLOQUE 'HEBREUS'NO WIKIPÉDIA, QUE É NEUTRO, PARA TER UMA IDÉIA DA BESTEIRA QUE ESTÁ SENDO CONTADA AQUI. POR ISSO QUE AS PESSOAS NÃO GOSTAM DA HISTÓRIA: POR EXISTIREM TANTAS PESSOAS INCOMPETENTES TENTANDO NOS FAZER ENGOLIR MENTIRAS!

Anônimo disse...

Tem muita gente comentando que o conteúdo da página está errado, digo que não. Professores de História em escolas particulares ensinam o conteúdo "O Povo Hebreu" exatamente como está relatado acima.
Amei o texto...

Anônimo disse...

eu acho metade desses comentarios uma merda.

Anônimo disse...

Que tal, antes de tentarem entender a história, não estudem um pouco da própria lingua e aprendam a escrever?

Anônimo disse...

muito bom conhecer a historia da queles povos que deram muitas contribuiçoes para as civilizaçoes atuais

Anônimo disse...

Amei esse conteúdo pois historia e a matéria mais fácil isso vai cair na prova tenho que estudar muito beijos e obrigado

Anônimo disse...

essa pesquisa e ultima hora que eu fiz hoje foi terrivel não acredito que existe um site como esse nunca mais acesso esse site

Anônimo disse...

essa pesquisa e ultima hora que eu fiz hoje foi terrivel não acredito que existe um site como esse nunca mais acesso esse site

Anônimo disse...

Muito bom esse site,só que é muito grande,achei que poderia terresumido mais,mas fora isso,muito bom ! *_*

Maria Helena disse...

Bacana este texto foi ideal p/ que tirasse minhas dúvidas ,com ele consequi realizar com sucesso a minha atividade da faculdade. Obrigada a quem postou o mesmo.

Anônimo disse...

'haha' esse texto me ajudou muito ... pro meu trabalho valeew aé moços rsrs

As Antigas Doutrinas da Graça disse...

Parabéns querido muito esclarecedor, acho fascinante a historia deste povo tão privilegiado!

Unknown disse...

historia é uma paixão popular embora muitos não gostem,essa pagina é muito esclarecedora e muito bom,gosto de pesquisar sobre o povo antigo,minha meta é ser um historiador....

Anônimo disse...

Vc é uma lesa, historia é muita legal... Vc ta totalmente errada...

Anônimo disse...

apenas duas obs oconteudo da biblia euma verdade imutavel nao e lenda e afesta da descida do epirito santo nao e a comemoraçao das tabuas da leique moises passou pro povo ate porque o espirito santo se manifestou entre os crentes depois da acençao de jesus pro ceu mas continua buscando a verdade que o proprio jesus te ajudara a entender as escrituras um abraço

Mendes disse...

História e literatura é o maior conhecimento para aqueles que se destacam entre os demais ouvir um literário e prazeroso.

Mendes disse...

História e literatura é o maior conhecimento para aqueles que se destacam entre os demais ouvir um literário e prazeroso.

Mendes disse...

História e literatura é o maior conhecimento para aqueles que se destacam entre os demais ouvir um literário e prazeroso.

Anônimo disse...

Ótimo texto, e olha que é difícil encontrar um bom texto sobre hebreus na net viu?!

Anônimo disse...

MUITO BOMMMMMMM

Anônimo disse...

EU ACHEI Q EXISTIA MUITAS PESSOAS QUE GOSTASSEM DE HISTÓRIA, MAS ELAS NÃO SABEM NEM DE QUE GENERO VCS FORAM CRIADOS. ACHO QUE NEM ESCREVER O NOME VCS SABEM SEQUER
\(¨_¨)/

Anônimo disse...

EU AMEI O CONTEUDO

Anônimo disse...

Genteeee o começo é o melhor que resumo é esse painho?
Ameiii Vei!!!!
Oxiii Preferido oxente!

Anônimo disse...

História é legal sim e muito! Acho que você não gosta de português também não é ? Hahaha

Anônimo disse...

Olha milinha Borges sua mãe nao lhe deu educação ? ? não?
Aliás História é legal sim e ele é muito importante para gente se não existisse História, ninguém iria saber como ocorreu as coisas, se você está na escola é para estudar não é? filha se não quiser estudar é melhor ficar em casa...#fica_a_dica Beijinho no ombro Milinha Borges e acho que deveria melhorar esse seu português

Unknown disse...

Eu goste, mas queria que ele tivesse contado como aconteceu o genocídio quando o povo que se diz de Deus,como se os outros não fosse, destruíram os cananeus e yudo que respirassem sobre aquela terra,que como castigo nunca viveram em paz até hoje.

ulisses bokkajji disse...

Kkkkk você deveria aprender português primeiro pra depois começar a gostar de história. Vai aprender a escrever, como um ser desses chegou na faculdade?

Os Hebreus

Filme: Gladiador

View SlideShare presentation (tags: filme gladiador)

História do Brasil - Colonização